Como ter os melhores profissionais de TI na sua empresa sem gastos exorbitantes


Arrancar Oportunidades


Consultores, Analistas, desenvolvedores e afins


Como ter os melhores profissionais de TI na sua empresa sem gastos exorbitantes

Você já ouviu falar em outsourcing de TI? 

 

Se você ainda não conhece esse modelo, saiba que ele é uma solução bastante vantajosa para a sua empresa. 

 

Entre outros benefícios, ele evita que você tenha custos desnecessários ou tenha que se preocupar com aspectos burocráticos relacionados à contratação de profissionais. 

 

Ficou interessado? 

 

Confira neste artigo o que você precisa para transformar suas atividades. Melhorando sua área de TI com o Outsourcing 

 

Cada vez mais as empresas buscam formas de simplificar seus processos e serviços, a fim de alcançar o dinamismo necessário para acompanhar as mudanças no mercado

 

O termo outsourcing popularizou-se bastante nos últimos anos, principalmente na área de TI. 

 

A tradução de outsourcing é “terceirização”.

 

A partir desse significado, pode parecer um assunto antigo nas empresas, que já há algum tempo se valem da prática de terceirizar serviços como limpeza, segurança, portaria, etc. 

 

Aliás, a evolução da complexidade dos negócios empresariais aumentou a adesão a relações de trabalho mais flexíveis. 

 

Apesar disso, quando se fala em tecnologia, a palavra “terceirização” não é tão adequada, pois se refere a um modelo que busca simplesmente a redução de custos. 

 

Por isso, o outsourcing se diferencia de uma simples terceirização porque trata-se de um conjunto mais completo, que envolve know-how e qualidade. 

 

As atividades de TI, por exemplo, embora sejam um atividade-meio em muitas empresas, possuem uma importância cada vez maior e demandam a contratação de profissionais altamente qualificados. 

 

Atualmente os problemas nessa área são bem mais complexos que a simples lentidão de dispositivos ou falhas de conexão. 

 

Desse modo, gastar dinheiro investindo em uma equipe de colaboradores internos não é o melhor caminho para cuidar da sua infraestrutura digital e contar com um parceiro especializado torna-se uma opção bem melhor. 

 

Com outsourcing o custo despenca a medida que a eficiência e qualidade aumentam.

 

Veja como é fácil contratar os serviços de Outsourcing 

 

Os serviços prestados através do outsourcing podem ser aproveitados de diferentes maneiras na sua empresa. 

 

Por exemplo, talvez você esteja precisando criar aplicações web, mas não tem uma equipe de desenvolvedores qualificada.

 

Através do outsourcing, você poderia contratar, sem grandes dificuldades, programadores especializados, como os programadores JAVA, que podem te ajudar a resolver essa tarefa. 

 

Outro exemplo de especialista ao qual você poderia ter acesso com o outsourcing é o desenvolvedor .NET, que pode te ajudar a desenvolver um software do zero ou trabalhar no suporte e manutenção de sistemas já produzidos pela sua empresa. 

 

Além disso, o outsourcing não é útil apenas para contratar profissionais de desenvolvimento, você pode utilizar suas facilidades para testar e validar soluções de software ou quem sabe ter a sua disposição um suporte técnico capacitado. 

 

Startups em estágio inicial que ainda não conseguiram formar equipes sólidas também são beneficiárias potenciais das facilidades do outsourcing, para ter acesso a profissionais altamente qualificados, sem custos estratosféricos. 

 

Ademais, se você trabalha com soluções digitais modernas, como o sistema de gestão de relacionamento Salesforce, você poderia utilizar o outsourcing para contratar consultores que criem aplicações personalizadas neste ambiente. 

 

Aliás, falando em plataformas de gestão modernas, não há como não falar sobre o sistema SAP. 

 

Se sua empresa já aderiu ao maior sistema de gestão empresarial do mundo, você pode estar precisando de muitos profissionais de TI que trabalham com as funcionalidades da plataforma. 

 

Com a ajuda de uma empresa de outsourcing, você pode contratar consultores SAP com experiência e conhecimento suficientes para transpor os processos específicos da sua empresa para a plataforma.

 

Você poderia ainda ter acesso a consultores mais técnicos, como o consultor ABAP, que cria aplicações na plataforma de acordo com as necessidades da sua empresa, ou o consultor SAP BASIS, que te ajuda a cuidar da infraestrutura de TI. 

 

Por fim, todos esses exemplos são apenas ilustrações das muitas maneiras como os serviços de outsourcing podem trazer para sua empresa o corpo técnico qualificado para atender suas demandas técnicas específicas. 

 

O modelo é bem mais simples do que parece à primeira vista e pode simplificar e baratear muitas atividades do seu dia a dia. 

 

Outsourcing de TI com parceiros em países diferentes 

 

Como as organizações contemporâneas estão em uma fase de transformação digital com o advento das novas tecnologias, o gerenciamento de serviços de TI por parceiros externos é uma tendência

 

Há 3 modalidades de outsourcing disponíveis no mercado. 

 

  • Offshore Outsourcing: Uma empresa presta serviços de outsourcing de TI para empresas de outros países. Tornou-se uma alternativa muito buscada pelas grandes corporações após as inovações da computação em nuvem. 
  • Nearshore Outsourcing: A empresa que presta o serviço e a empresa cliente estão no mesmo país, facilitando a comunicação e alguns deslocamentos. 
  • Onshore Outsourcing: A empresa prestadora do serviço está de alguma forma dentro da empresa cliente, seja com uma equipe alocada no local ou visitando o cliente constante. Dessa forma o contato é mais direto.

 

Outsourcing de TI presencial e remoto 

 

O outsourcing de TI pode ser prestado de maneira presencial, remota ou em campo. 

 

Na forma presencial, a equipe que atua no serviço de TI estará fisicamente no local do contratante, prestando suas atividades como se fossem colaboradores internos. 

 

É uma alternativa interessante quando os profissionais de TI precisam conhecer todos os detalhes do ambiente da empresa, principalmente em organizações com uma infraestrutura informatizada de grande porte. 

 

Isso torna mais rápida a resposta a problemas complexos nas instalações que possam afetar a continuidade do sistema. 

 

A segunda possibilidade de atuação da equipe é de forma remota. 

 

Como os profissionais de TI não precisam ficar se deslocando, há melhora de produtividade e é uma alternativa bastante indicada para organizações com equipes de atendimento menores. 

 

Quando acontecem problemas, seja de hardware ou de software, um técnico pode conectar-se com os equipamentos e fazer diagnósticos, atualizações, configurações e correções, tudo pela Internet. 

 

Além disso, existem ferramentas como o software RMM que auxiliam o gerenciamento remoto. 

 

A terceira possibilidade de atuação é o suporte em campo, um meio-termo entre as alternativas presencial e remota. 

 

Nesse formato, os profissionais de TI não estarão no cliente a todo tempo, fazendo visitas apenas quando necessário para ajustes e manutenções.

 

É uma boa opção para empresas que possuem uma infraestrutura de porte mediano. 

 

Aliás, grande parte dos prestadores de serviços na área de TI usam essa modalidade para atendimento. 

 

Com poucas visitas, os custos são reduzidos. 

 

Os maiores benefícios do Outsourcing de TI 

 

A primeira coisa que você deve ter em mente é que o investimento em tecnologia da informação não é um mero custo operacional, na verdade, ele é essencial para o crescimento do seu negócio. 

 

Depois de conhecer várias características do outsourcing, se você está em dúvida se isso pode ser vantajoso para a sua empresa, descubra os principais benefícios desse modelo: 

 

  • Custos sob controle: O contrato de serviço estabelecido entre as partes permite que sua empresa tenha mais domínio sobre os gastos que ela terá com tecnologia da informação. 
  • Controle dos serviços: As atividades prestadas são registradas através da documentação devida. Dessa forma, você pode acompanhar o funcionamento da infraestrutura e os pontos que geram mais despesa.
  • Maior produtividade do negócio: Ao deixar as atividades-meio a serviço da empresa parceira, sua organização pode focar seus esforços em sua atividade principal e no crescimento do negócio.
  • Custo menor: O outsourcing de TI é uma alternativa mais econômica quando comparada a opção por manutenção e treinamento de equipes internas. 
  • Otimização dos recursos: Em muitas empresas há uma infraestrutura bem desenvolvida que, no entanto, não está sendo utilizada da melhor forma. Com a ajuda de um parceiro especializado é possível extrair o máximo dos recursos existentes. 
  • Acesso a recursos humanos de qualidade: As equipes das empresas de outsourcing são formadas por profissionais altamente qualificados, com vasto conhecimento e experiência em várias áreas. 
  • Menor contratação de técnicos: Uma vez que a área de tecnologia da informação fica a cargo da empresa parceira, sua organização pode reduzir a necessidade de contratar colaboradores para trabalhar como técnicos de TI. 
  • Segurança: Parceiros especialistas trabalham com as ferramentas de segurança mais atualizadas, evitando, entre outros problemas, o vazamento e a perda de dados ou informações. 

 

Outsourcing de TI: como começar 

 

Agora que você sabe todas as vantagens que um parceiro especializado pode trazer para sua empresa, não vale mais a pena continuar gastando dinheiro de maneira equivocada. 

 

A transformação digital veio para ficar e quem não se adaptar vai acabar sendo prejudicado e perdendo oportunidades. 

 

Se você está precisando de ajuda para mudar a sua estrutura de TI, nós da Azapi Solution podemos ajudar, pois somos especialistas na área.

 

Trabalhamos com consultoria e outsourcing. 

 

Procuramos por profissionais nos mais diversos ramos da tecnologia da informação e entregamos para os nossos clientes apenas aqueles que se destacam. 

 

Dessa forma, você não precisa dedicar tanto esforço na contratação e pode direcionar toda a sua energia para o seu core business. 

 

Vamos começar nossa parceria hoje mesmo. 

 

Entre em contato conosco e vamos te dar todas as informações que você precisa.