Descubra a melhor forma de gerir clientes sem erros de relacionamento


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Descubra a melhor forma de gerir clientes sem erros de relacionamento

Se você ainda não conhece o Sistema Salesforce, você vai se surpreender com o poder de tecnologias capazes de transformar a relação de uma empresa com seus clientes.

 

O grande volume de informação gerenciado pelas ferramentas digitais está revolucionando a maneira como as organizações se conectam com seu público.

 

Confira tudo neste artigo.

 

O que é Salesforce?

 

 

Salesforce é o nome de uma empresa americana de software, fundada em 1999, que trabalha com soluções de gerenciamento de relacionamento, aproximando as empresas e seus clientes.

 

Ela desenvolveu uma plataforma de CRM que é o seu principal produto, o Sistema Salesforce Customer 360.

 

O que são Sistemas CRM?

 

Por um lado, de forma mais geral, o termo CRM (customer relationship management) é utilizado para designar práticas, estratégias de negócio e recursos tecnológicos orientados para a gestão do relacionamento com o cliente.

 

É muito mais que apenas um programa. É todo o processo para analisar as interações, antecipar desejos, melhorar a rentabilidade, as vendas e as campanhas de publicidade. 

 

Por outro lado, no âmbito dos sistemas informatizados, refere-se a uma classe de ferramentas digitais que automatizam a gerência de contatos de uma empresa.

 

Assim, as organizações podem ter um bom relacionamento com clientes atuais ou potenciais, gerenciando de forma inteligente os dados sobre atividades e interações com a empresa, como histórico e preferência de compras, além das informações pessoais dos contatos.

 

Entre as funções de um CRM, temos:

 

  • Rastrear e gerir informações de clientes
  • Melhorar a compreensão da jornada do consumidor
  • Dar suporte às técnicas de vendas
  • Conectar a equipe da empresa em vários dispositivos
  • Capturar e-mails de contatos de maneira inteligente
  • Fazer recomendações de forma instantânea
  • Simplificar tarefas repetitivas, para melhor acompanhamento dos leads

 

Existem duas formas de CRM com as quais uma empresa pode trabalhar: CRM local e CRM na nuvem.

 

Sistema Salesforce: uma plataforma online

 

A Salesforce foi a primeira empresa a substituir os CRM’s tradicionais em desktop, por CRM’s online, permitindo o acesso em qualquer lugar através da nuvem.

 

Além de estar disponível 24 horas, o CRM online conta com outras vantagens como o baixo custo inicial, a escalabilidade e a ausência de gastos com manutenção de servidores e atualizações.

 

O Sistema Salesforce é hoje o líder mundial desse tipo de solução de software.

 

Segundo informações da própria companhia, hoje há mais de 150 mil clientes espalhados pelo mundo utilizando as plataformas de CRM da Salesforce.

 

Aliás, o Salesforce Costumer 360 não é um produto único. Trata-se na verdade de uma plataforma integrada que envolve um amplo portfólio de tecnologias disponibilizadas pela empresa.

 

Com ele é possível unir várias áreas da empresa em torno do cliente, como vendas, marketing, e-commerce e atendimento, gerando mais satisfação e fidelidade.

 

A plataforma pode ser integrada com muitos aplicativos oferecidos pela Salesforce, para várias etapas diferentes da jornada de compra.

 

Algumas organizações podem utilizá-lo em apenas um setor ou propósito específico, enquanto outras podem necessitar de um CRM que integre várias equipes para gerenciar a relação com clientes de uma maneira mais global.

 

Os recursos podem ainda ser incorporados de acordo com a evolução da empresa.

 

Portanto, não importa o porte do empreendimento, o Sistema Salesforce pode ser personalizado para atender as necessidades de cada negócio no momento em que ele se encontra.

 

Um dado interessante é que quando utilizaram mais de um aplicativo do Sistema Salesforce 360, 72% das empresas disseram ter melhora no tempo de ROI (taxa de retorno) e 96% afirmaram ter excedido as expectativas quanto a esse indicador.

 

Além disso, com mais de um aplicativo, 95% também afirmaram ter melhoras de eficiência e produtividade.

 

Os principais produtos que integram o Sistema Salesforce

 

Entre os principais produtos da Salesforce que podem ser integrados no Customer 360, podemos destacar alguns.

 

  • Sales Cloud é o sistema de vendas da Salesforce e existe há mais de 20 anos. Basicamente, trata-se de um software que melhora a organização e eficiência das vendas. Ajuda também a ter maior controle dos leads.

 

  • Marketing Cloud é uma plataforma que possibilita o relacionamento mais assertivo com o cliente, disponibilizando soluções integradas para gerenciar todas as interações, para que a área de marketing da empresa envie a mensagem certa no momento certo.

 

  • Commerce Cloud é um software de comércio eletrônico, que facilita a entrada da empresa no mercado, impulsiona o negócio e permite personalizar a experiência dos clientes nos ambientes móveis, digitais e sociais.

 

  • Tableau Analytics é uma plataforma que permite que as equipes das empresas tenham acesso aos dados e compreendam como utilizá-los de forma analítica para a ter insights e avançar no desenvolvimento do negócio.

 

  • Slack é uma plataforma de mensagens para reunir pessoas e ferramentas de uma empresa em um único lugar, conectando as equipes internas com parceiros externos, fornecedores, agências e atendimento ao cliente, tornando tudo mais alinhado e produtivo.

 

  • MyTrailhead é uma plataforma para um aprendizado rápido e gamificado, na qual a empresa pode elaborar seu próprio conteúdo ou usar modelos prontos, permitindo capacitar funcionários, clientes e parceiros durante o fluxo de trabalho.

 

  • Einstein AI é o assistente inteligente da Salesforce cujos mecanismos de inteligência artificial possibilitam otimizar a classificação de casos,  automatizar as melhores ações a serem executadas, ter insights profundos a partir das interações passadas dos clientes, entre outras possibilidades.

 

Especialista no Sistema Salesforce

 

Os profissionais de TI com conhecimentos nas plataformas, tecnologias e ferramentas da Salesforce, bem como inteligência artificial, machine learning e ciência de dados, podem trabalhar com a configuração e desenvolvimento de soluções digitais personalizadas, como aplicativos, sites e softwares corporativos.

 

Entre os principais conhecimentos, é necessário dominar algumas técnicas e aplicações: modelagem, gestão e segurança de dados, criação de plataformas, soluções de busca, Visualforce, Framework do Salesforce Lightning, entre outras.

 

Mesmo pessoas de formação que não sejam da área de computação e engenharia podem ser capacitadas para trabalhar com os produtos da Salesforce.

 

Através de sua plataforma educativa, a própria empresa oferece certificações oficiais para desenvolvedores. 

 

As principais alternativas são:

 

  • Desenvolvedor de Aplicativos do Salesforce: Profissional que cria e implementa aplicativos personalizados na plataforma. 

 

  • Arquiteto de Aplicativos do Salesforce: Profissional que compreende os recursos e funcionalidade do Sistema Salesforce e modela hierarquias de papéis, modelos de dados e mecanismos de compartilhamento. 

 

  • Consultor Salesforce: Profissional que projeta e implementa soluções em uma área de especialização, como, por exemplo, Service, Marketing ou Einstein.

 

 

Oportunidade no Mercado

 

Com a alta produção de dados das novas tecnologias digitais, estarão sempre à frente os desenvolvedores que se especializarem em soluções que envolvam a inteligência artificial e o desenvolvimento de aplicativos para as empresas se conectarem melhor com clientes, parceiros e potenciais consumidores.

 

As possibilidades são muitas e as carreiras estão cada dia mais valorizadas.

 

Nós da Azapi Solution buscamos profissionais capacitados que agreguem valor e atendam a enorme demanda reprimida do Mercado Europeu.

 

Países como Portugal estão em busca de pessoas que queiram se tornar os melhores profissionais dos mais diversos ramos da tecnologia da informação.

 

Não deixe os seus sonhos para depois.

 

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