Descubra como a SAP criou interfaces amigáveis e mudou a experiência do usuário


Arrancar Oportunidades


Consultores, Analistas, desenvolvedores e afins


Descubra como a SAP criou interfaces amigáveis e mudou a experiência do usuário

SAP Fiori, a solução que simplificou os produtos da SAP.

 

Um sistema pode ter muitas funcionalidades, mas será que seus usuários conseguem compreendê-lo de forma simples e intuitiva?

 

Essa é a pergunta que todo desenvolvedor deve se fazer e que está por trás do SAP Fiori.

 

Continue lendo.

 

A importância de pensar a experiência do usuário

 

A SAP é uma empresa alemã, líder do mercado de desenvolvimento de softwares para gestão empresarial.

 

Seu principal produto é um ERP denominado sistema SAP ou, em sua versão atual, “SAP S/4 HANA Cloud”.

 

Trata-se de um sistema bastante complexo, com muitas funcionalidades e suas versões passadas não tinham uma experiência de usuário tão amigável.

 

O conceito de UX (user experience) se difundiu a partir da década de 90.

 

Sua definição está relacionada a tudo aquilo que o usuário sente quando está interagindo com um produto ou serviço.

Essa interação pode ser boa ou ruim e é uma preocupação que precisa ser avaliada constantemente pelas empresas.

 

Dessa forma, deseja-se que a experiência do cliente seja a melhor possível.

 

No mundo dos sistemas digitais, a interface e o tempo de processamento são exemplos de pontos importantes para uma interação positiva.

 

Nesse sentido, A SAP lançou em 2013 o SAP Fiori.

 

Basicamente, trata-se de uma solução que envolve um conjunto de aplicações SAP projetadas para entregar uma experiência de usuário simplificada e customizada.

 

A SAP criou uma estratégia de experiência de usuário e a partir dela desenvolveu o Fiori, como um conceito de UX.

 

Novo modelo de interação através do SAP Fiori 

 

Desenvolvedores e usuários mais experientes do sistema SAP devem recordar que, durante muitos anos, nas versões ECC e anteriores, as telas da plataforma não eram muito agradáveis visualmente.

 

Por exemplo, antigamente as transações eram chamadas com códigos pouco intuitivos, que com o tempo eram decorados por quem utilizava o SAP.

 

As pessoas acabavam se acostumando com essas interfaces, mas a experiência não era tão rica.

 

Por esse motivo, o SAP Fiori veio promover uma reinvenção, com o objetivo de mudar o layout, o design e a experiência dos usuários dos produtos da SAP.

 

Dessa forma, a multinacional alemã dá início a um novo sistema de designer e padronização de suas aplicações.

Isso representa uma mudança de paradigma, em que suas soluções ERP deixam de ser monolíticas, compondo-se de aplicativos leves e personalizados para as tarefas do usuário.

 

Entre outros aperfeiçoamentos, o Fiori trouxe uma interação bem mais fácil, com menus de navegação, padronizando características de botões, relatórios e gráficos.

 

As telas foram simplificadas e as informações desnecessárias foram removidas.

 

A maior finalidade é a entrega de uma experiência positiva em todas as plataformas e dispositivos, tais como PC, tablet e smartphone.

 

Hoje a interação dos usuários com os softwares da SAP é mais rápida e a necessidade de treinamentos para assimilação dos programas é bem menor.

 

Uma tela inicial amigável para o sistema SAP 

 

A nova tela inicial do sistema SAP é chamada de SAP Fiori Launchpad, a qual é estruturada em blocos que representam aplicativos e funções que podem ser acessadas pelo usuário.

 

Além de aplicativos transacionais, relacionados às tarefas da esfera operacional das empresas, o Fiori agrega aplicativos voltados para pesquisa, análise e apresentação de informações.

 

Dessa forma, ele facilita a análise ostensiva de estatísticas da organização e um exame profundo sobre o negócio.

 

Os blocos também são conhecidos como tiles, sendo que blocos dinâmicos na tela inicial podem exibir dados processuais numéricos ou gráficos (com atualização em tempo real).

 

A Launchpad pode ser personalizada pelo usuário através da adição, remoção, agrupamento ou reposicionamento de blocos, além de mudança das cores, troca da tela de fundo ou inclusão da logo da empresa, por exemplo.

 

A arquitetura e a evolução do SAP Fiori

 

O SAP Fiori pode ser utilizado em conjunto com vários outros sistemas, como o SAP ERP, o SAP CRM e o SAP HANA.

 

Aliás, o Fiori também evolui conforme são lançadas suas novas versões, não somente na parte visual, como também na conexão com outras ferramentas.

 

Com a versão SAP Fiori 2.0, lançada em 2016, os usuários ganharam mais liberdade de organização e personalização na barra de lançamento.

 

Já em 2018, com a chegada do SAP Fiori 3.0, vieram inovações ligadas à inteligência artificial, machine learning e internet das coisas, tendências tecnológicas dos últimos anos.

 

Quanto a sua estruturação, a arquitetura do SAP Fiori possui 3 funções principais:

 

  • Descobrimento, desenvolvimento e implementação de uma nova experiência de usuário para o SAP.

 

  • Entrega de uma melhor UX às empresas, aumentando a produtividade e envolvimento dos colaboradores, incentivando-os a se tornarem parte ativa das estratégias de inovação da empresa.

 

  • Adoção de uma abordagem orientada por design, buscando uma UX simples, personalizada e responsiva, focada no usuário e que contribua para um uso mais dinâmico dos aplicativos.

 

Para facilitar o desenvolvimento de aplicações web, o SAP Fiori conta com um framework denominado SAPUI5, com conjuntos padrões de templates e layouts, além de guidelines com boas práticas para experiência de usuário.

 

Profissionais que trabalham com o SAP Fiori

 

Com tantas funcionalidades disponíveis, há muitas pessoas interessadas em trabalhar com o SAP Fiori. 

 

Existem alguns perfis profissionais diferentes para atuação nessa área, como aqueles que desenvolvem aplicações e aqueles que administram a instalação da solução.

 

Desenvolvedores de aplicações

 

No caso dos que trabalham com desenvolvimento de aplicações, a formação é parecida com a dos desenvolvedores web, sobretudo quanto à codificação front-end.

 

Entre os principais conhecimentos, é importante saber HTML, CSS, Javascript, jQuery, OpenUI5, data handling, JSON, XML, Odata, Data Binding, entre outros.

 

Além disso, o conhecimento em design thinking é um diferencial

 

Administradores SAP Fiori

 

No caso dos que atuam como administradores SAP Fiori, é importante ter uma visão geral da solução, sendo capaz de implementar e configurar componentes, bem como garantir uma operação segura.

 

Devido a suas atividades, o administrador SAP Fiori trabalha junto com o especialista em SAP BASIS.

 

Alguns conhecimentos essenciais para esse profissional são: 

 

  • Fundamentos de interface e visão do Fiori pela perspectiva do usuário
  • Configuração de componentes
  • Integração do Fiori no ambiente de TI
  • Recursos, versões, infraestrutura, operação, cenários e arquitetura do Fiori

Oportunidades em Portugal

 

Se você já trabalha com os produtos SAP ou tem interesse em entrar nesse mercado, saiba que o futuro para a carreira é bastante promissor.

 

O Sistema SAP é responsável atualmente pelo emprego de mais de 75 mil pessoas e esse número só deve aumentar.

 

Não apenas no Brasil, mas especialmente em Portugal, existem muitas oportunidades para profissionais de TI e de outras formações que tenham conhecimento na plataforma.

 

Nós da AZAPI Solutions assumimos a missão de ser o elo entre as empresas portuguesas e aqueles que sonham com a chance de começar uma carreira internacional.

 

Além de formar especialistas, estamos disponibilizando vagas para quem possa atender a demanda reprimida de Portugal em várias áreas ligadas ao SAP.

 

Aproveite essa oportunidade.

 

Acesse nosso site.