TI em alta: Confira o potencial da área no Brasil e Europa


Arrancar Oportunidades


Consultores, Analistas, desenvolvedores e afins


TI em alta: Confira o potencial da área no Brasil e Europa

 

Índices mostram que a área tende a crescer ainda mais e que, portanto, precisará suprir a carência de profissionais.

 

Segundo a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), para cumprir a carência, serão necessários cerca de 70 mil profissionais por ano até 2024 só no Brasil, mas o déficit anual chega a 24 mil especialistas.

 

A carreira é promissora. Além da entrada rápida no mercado de trabalho, esses profissionais poderão trabalhar na indústria e em outras áreas, presencialmente ou de maneira remota.

 

Na Europa, mais precisamente Portugal, não é diferente: País criou um visto especial chamado “Tech Visa”, pensando em atrair pessoas de outras nacionalidades para trabalhar com tecnologia, principalmente para brasileiros.

 

Além de ser menos burocrático que outros vistos, este é também mais rápido! E o objetivo foi explicado pelo ministro adjunto e da Economia de Portugal, Pedro Siza Vieira:

 

“Por meio do Tech Visa é possível atrair e reter talentos, cuja produtividade contribua para o crescimento econômico enquanto fonte geradora de atividade e de emprego”.

 

Confira as principais áreas:

 

Programador Desktop

Programa sistemas e aplicações que irão rodar em um computador ou uma rede de computadores. Ex Avast antivírus, Microsoft Word, Power Point.

 

Programador Web

Desenvolve websites e sistemas que se caracterizam por funcionar na rede mundial da Internet e possuírem acessibilidade em qualquer lugar. Ex Facebook, Hotmail, Google.

 

Programador Mobile

Um programador Mobile é especializado em criar aplicativos para smartphones, tablets e qualquer dispositivo móvel, pode ser para Android, IOS ou outro sistema operacional. Ex Instagram, Wazap, Spotfy.

 

Programador de Jogos

Cria instruções para jogos ou jogos completos. Geralmente um programador de Games sabe trabalhar bem no desenvolvimento desktop, web e mobile, mas foca na área que mais se adapta. Ex League Of Legends – desktop, Clash Royale – Mobile, Slither Io – Web.

 

Administrador de Rede de Computadores

O profissional que atua na área de administração de redes deve ser capaz de gerenciar os computadores de uma empresa a fim de que haja uma comunicação entre as máquinas para fluxo de informações. Ele deve manter a rede de computadores funcionando, além de desenvolver projetos para melhorar a conectividade do sistema como um todo. Um profissional dessa área, segundo a Microsoft, deve dominar os conceitos de Active Directory, DNS, DHCP, Cluster, Setup, Performance, ISA Server / TMG, Exchange, System Center (SCCM, SCOM, SCVMM entre outros).

 

Administrador de Banco de Dados

Um administrador de Banco de Dados é responsável por instalar, configurar e administrar o banco de dados. É função desse profissional, desenvolver sistemas de banco de dados, fazer testes de monitoramento, garantir a segurança das informações contidas no banco, realizar procedimentos de rotina de Back-up das informações, emitir relatórios quantitativos de eficiência do banco, entre outros. O mercado exige, para atuação nessa área, o conhecimento e domínio das seguintes ferramentas – Banco de Dados Oracle, modelador de dados ERwin, SQL-Station, gerenciador de modelos ModelMart, diagnóstico de estrutura de Banco de Dados DBExaminer.

 

Analista de Segurança

Um analista de segurança da informação tem como principal função realizar a prevenção de possíveis ataques à segurança do sistema. Esse profissional deve estar sempre atualizado quanto às tecnologias disponíveis para invasão e roubo de dados e assim prover soluções para prováveis riscos. O segurança de TI trabalha diretamente com servidores, sistemas operacionais, banco de dados e até equipamentos físicos. A demanda no mercado para esse ramo é alta e exige conhecimentos como linguagens de programação, protocolo TCP/IP, atualização de regras de firewalls, protocolos de inter-redes, uso de ferramentas para monitoramento do tráfego de rede – sniffers.

Fonte: spaceprogrammer

 

Consultor SAP ABAP

O ABAP (Advanced Business Application Programming) é uma linguagem de programação de alto nível para o software SAP, considerado o maior sistema de gestão empresarial do mundo.

 

Um consultor SAP, presta consultoria no desenvolvimento de sistemas em ABAP e participa na elaboração das especificações funcionais, parametrização, implantação e suporte ao usuário, compreendendo diagnósticos, planejamento estratégico de atuação e desenvolvimento dos trabalhos, a fim de propor alternativas e soluções à Direção da empresa.

 

Com tudo, podemos concluir que o mercado de tecnologia é vasto! Os caminhos são muitos! O ideal é focar na carreira que mais se encaixa no seu perfil.

 

Sentiu vontade de alavancar sua carreira na área de T.I? Acesse nossa aba de oportunidades e encontre uma vaga!