Descubra como criar softwares sem ter que fazer tudo do zero 


Arrancar Oportunidades


Consultores, Analistas, desenvolvedores e afins


Descubra como criar softwares sem ter que fazer tudo do zero 

Você precisa conhecer as vantagens de ser um Desenvolvedor .NET, um profissional capaz de criar sistemas incríveis aproveitando-se de estruturas de códigos prontas.

 

Seu trabalho fica bem mais simples quando você foca em escrever apenas os códigos específicos da sua aplicação, delegando ao .NET a implementação de outras funcionalidades mais gerais.

 

Neste artigo você vai entender como isso é possível e muito mais sobre a plataforma da Microsoft.

 

O que faz um Desenvolvedor .NET?

 

Além de poder desenvolver e otimizar softwares, o desenvolvedor .NET também pode trabalhar com o suporte e a manutenção de sistemas já desenvolvidos.

 

É possível ainda que ele seja parte de uma equipe de consultoria ou trabalhe como freelancer.

 

Em geral, ele deve ter conhecimentos em linguagens de programação e estruturas, sobretudo a linguagem C# e o framework da Microsoft denominado .NET.

 

O que é framework?

 

Os frameworks são ferramentas que facilitam a vida dos desenvolvedores.

 

Aliás, o conceito de framework não está ligado apenas ao mundo da TI.

 

De uma maneira mais ampla, pode ser entendido como um conjunto de ações e estratégias para a solução de questões específicas. São estruturas prontas que proporcionam aos profissionais meios para otimizar resultados.

 

Particularmente, na área do desenvolvimento de softwares, frameworks são uma série de bibliotecas e classes, ou seja, estruturas compostas por códigos genéricos, voltados para o desenvolvimento de aplicações.

 

São como peças prontas que podem ser usadas em um sistema, desde que se encaixem no contexto do código, adicionando uma funcionalidade específica, tal como um formulário de login, por exemplo.

 

Dessa forma, o programador faz um reuso de código.

 

Existem frameworks para diferentes linguagens de programação, como o Angular, para quem desenvolve em JavaScript, ou o Laravel, para quem usa PHP.

 

O que é .NET e como surgiu?

 

O .NET é um framework criado e mantido pela Microsoft e que serve de recurso para a criação de aplicativos em F#, Visual Basic e, principalmente, C#.

 

Ele facilita a implementação de aplicações que podem ter qualquer tamanho e rodar em várias plataformas, como Windows, Linux ou Android.

 

Muitos desafios que você teria ao criar um novo software são simplificados com a utilização desse pacote.

 

O surgimento do .NET aconteceu em meados dos anos 2000.

 

A Microsoft estava começando a tomar iniciativas com a finalidade de levar desenvolvedores desktop para a web.

 

Em 15 de janeiro de 2002, veio a primeira versão denominada “.NET framework 1.0”.

 

Ao longo da primeira década do século XXI, outras versões foram sendo implementadas, incluindo novos recursos e modernizando o pacote. 

 

O mundo da programação passou por muitas mudanças nessa época, sendo que houve um crescimento do desenvolvimento de Softwares de Código Aberto e uma popularização da Computação em Nuvem.

 

Tendo em vista que grande parte das máquinas que rodam na nuvem operam com Linux e, além disso, a Microsoft desejava popularizar o .NET entre programadores de outros sistemas operacionais, uma solução multiplataforma era necessária.

 

Em 2015 foi lançado o “.NET Core”, o qual tinha suporte para Windows, Mac e Linux.

 

Apesar disso, era uma versão que tinha apenas o essencial para alguns tipos de aplicações rodarem em multiplataforma, por isso a palavra “core” no nome.

 

Essa proposta foi amadurecendo nos anos seguintes, e o .NET Core foi incorporando as funcionalidades das versões antigas e mais robustas, voltadas para o Windows.

 

Em novembro de 2020, a Microsoft lançou o “.NET 5”, que unificou as vantagens de todos os seus antecessores e tornou-se um ambiente de desenvolvimento rápido, completo e multiplataforma, que funciona para aplicações:

  • Desktop
  • Web
  • Cloud
  • Mobile
  • Gaming
  • IoT
  • AI

 

Última atualização e plano de lançamentos

 

A versão atual é o .NET 6, que termina o processo de unificação do .NET 5 e, entre outras novidades, oferece:

 

  • Redução da quantidade de código que você precisa escrever
  • Redução dos custos de computação se você estiver executando na nuvem.
  • Edição de código inteligente
  • Ferramentas robustas de diagnóstico e teste
  • Melhor colaboração em equipe

 

Para se ter uma ideia, o .NET 5 já tinha um desempenho consideravelmente superior a outros frameworks populares do mercado e a versão .NET 6 é até 40% mais rápida.

 

Quando lançou o .NET 5, a Microsoft ainda anunciou um plano para lançar novas versões todos os anos.

 

Assim, espera-se a chegada da versão 7 em novembro deste ano.

 

Motivos para ser um Desenvolvedor .NET

 

O .NET já atraiu muitas pessoas e, atualmente, há mais de 5 milhões de profissionais trabalhando com ele.

 

A ampla comunidade do .NET é uma das vantagens importantes para quem usa seus recursos, pois há muitos registros, muitas informações compartilhadas e dificilmente você não encontrará respostas para uma dúvida.

 

A propósito, ele foi eleito por 3 anos consecutivos (2019-2021) o Framework mais amado na pesquisa do StackOverflow, um site de perguntas e respostas com milhões de profissionais e entusiastas da área de programação.

 

 

Além de rodar em muitos sistemas, o framework da Microsoft é uma plataforma gratuita e de código aberto.

 

Os programas podem ser criados em uma IDE (ambiente integrado de desenvolvimento), como o Visual Studio.

 

É possível também programar através da CLI (interface de linha de comando), uma ferramenta para desenvolvimento incluída no SDK (kit de desenvolvimento de software), o qual contém ainda o Runtime, o driver e as bibliotecas do .NET.

 

A principal linguagem de programação utilizada, a C#, tem mais de 20 anos de existência e está entre as mais populares do mundo.

 

O Mercado de Trabalho para o Desenvolvedor .NET

 

Há muitas vagas no mercado para quem deseja trabalhar com .NET.

 

Uma reportagem da CNN no ano passado revelou um aumento de 517% na busca por desenvolvedores .NET em São Paulo, mesmo em um contexto de pandemia.

 

O levantamento foi feito pela Catho, empresa de classificados de empregos, e é apenas um indicativo de como é grande a procura por esses programadores.

 

Na Europa, também há cada dia mais oportunidades para quem trabalha nos ramos da tecnologia da informação, principalmente em Portugal.

 

A demanda reprimida por profissionais de TI fez com que os portugueses criassem até mesmo um visto especial para facilitar a entrada de estrangeiros capacitados no país, o “Tech Visa”.

Além disso, há ofertas tanto para iniciantes, quanto para profissionais experientes e a possibilidade de prestar serviços de maneira remota, uma tendência cada dia mais em alta.

 

Nós da Azapi Solutions, observando essa carência do Mercado Europeu, decidimos ser a ponte entre você e a oportunidade de trabalho que vai mudar a sua vida.

 

Se você tem conhecimentos em .NET, aproveite essa chance única.

 

Para conhecer diversas vagas agora mesmo, acesse nosso site!

Pertence a: FMAT MANUTENCAO DE PROGRAMAS LTDA