Sistema SAP: transformando negócios em Empresas Inteligentes


Arrancar Oportunidades


Consultores, Analistas, desenvolvedores e afins


Sistema SAP: transformando negócios em Empresas Inteligentes

Independentemente do porte de um empreendimento, o Sistema SAP é uma solução de software capaz de otimizar a gestão empresarial, maximizando a produtividade e alcançando um crescimento sustentável.

 

Através da inteligência artificial, esse recurso tecnológico permite um controle total das informações da empresa e é a chave para um novo modelo de administração integrado e inteligente.

 

Se você ainda não conhece essa ferramenta, confira tudo neste artigo.

 

O que é o SAP?

 

A sigla SAP é o nome de uma multinacional alemã, sediada em Walldorf e com mais de 50 anos de história, que começou com apenas 5 pessoas e hoje conta com mais de 100 mil colaboradores, tornando-se líder do segmento de softwares corporativos.

 

SAP também foi o nome escolhido para o seu principal produto, um sistema digital que estabeleceu o padrão global para um tipo de software chamado ERP (Enterprise Resource Planning, cuja tradução é Planejamento de Recursos Empresariais).

 

Esse tipo de programa tem como finalidade integrar todas as áreas de uma empresa, como as áreas de finanças, contabilidade e logística, automatizando todos os processos.

 

Aliás, essa automação abarca desde as operações mais elementares até as mais estratégicas, incluindo compras, vendas e declarações fiscais.

Por exemplo, uma rede de lojas com milhares de itens poderia utilizar um ERP para saber o momento e a quantidade ideal de compras, evitando a escassez e o excesso nos estoques.

 

O sistema poderia ser parametrizado para informar aos fornecedores os insumos necessários, já considerando o prazo que levam para a entrega, importando automaticamente os documentos de venda, otimizando ainda a conferência e o tratamento de questões financeiras e fiscais.

 

Isso é apenas uma ilustração do potencial de simplificação de processos complexos a partir dessas ferramentas digitais de gestão.

 

Organização e flexibilidade do Sistema SAP

 

O Sistema SAP se destaca como um ERP completo e flexível.

 

Sua estrutura se divide em módulos, cada qual voltado para uma área específica e, ao mesmo tempo, integrando-se com todos os outros.

 

Entre os mais importantes, há os que controlam recursos humanos, processos produtivos, movimentações financeiras e movimentações de materiais.

 

A empresa que adquire o SAP pode optar por determinados módulos, conforme as suas necessidades, e acrescentar novas funcionalidades à medida que o negócio cresce.

 

Aliás, a transformação na gestão empresarial promovida pelo sistema SAP será a força motriz para esse crescimento.

 

Um sistema de gestão funcionando na nuvem

 

A versão atual do SAP é denominada SAP S/4HANA Cloud.

A palavra “Cloud” não é por acaso. 

 

Extraindo os benefícios da operação na nuvem, o sistema permite às empresas a gerência de seus negócios em tempo real de qualquer lugar do mundo.

 

Além disso, a ferramenta também é capaz de processar uma quantidade imensa de dados de maneira bastante ágil.

 

Mecanismos de inteligência artificial e machine learning são implementados, através dos quais programas computacionais simulam a forma de pensar e aprender típicas dos seres humanos.

 

Assim, o Sistema SAP chega a um nível altamente avançado.

 

A automação inteligente de processos de ponta a ponta, faz com que a gestão empresarial seja rápida e modelos de negócios, inovadores e disruptivos, virem realidade.

 

Se tudo isso já não fosse o bastante, há ainda outras vantagens de um ERP que funciona na nuvem.

 

 

  • Redução de custos: A empresa não precisa arcar com gastos para manter uma infraestrutura local, uma vez que o fornecedor disponibiliza o data center. Materiais impressos também podem ser dispensados.

 

 

  • Segurança: Os dados ficam protegidos através de segurança cibernética incorporada. As informações estão seguras em um data center, passando por backups automáticos.

 

  • Facilidade de acesso: Gestores e colaboradores podem acessar o ERP diretamente via internet sem a necessidade de instalação de programas nos dispositivos.

 

  • Aumento da produtividade: Diferentes setores ficam conectados entre si, acessando e editando documentos compartilhados de forma digital, sem necessidade de perda de tempo com operações manuais.

 

 

  • Escalabilidade: O empreendedor pode necessitar de mais funcionalidades ou espaço adicional e alcançar isso de forma simples, sem precisar gastar com ampliação da infraestrutura interna.

 

 

Mclanche mais feliz com o SAP

 

Com todas essas facilidades e inovações, fica muito claro o porquê do Sistema SAP ser considerado o maior sistema de gestão empresarial do mundo.

 

Marcas gigantescas, como o McDonald’s, sabem disso e apostam na plataforma para alcançar resultados surpreendentes.

 

Após aderir às soluções SAP nos Emirados Árabes Unidos, a Rede de Fast Food teve 90% de redução da papelada, 33% de aceleração do fechamento financeiro mensal e um processamento 40 vezes mais rápido das suas solicitações de RH.

 

É indiscutível o poder de transformação de negócios com as ferramentas da era digital.

 

A Demanda por profissionais para o Sistema SAP

 

O Sistema SAP é responsável atualmente pelo emprego de mais de 75 mil pessoas.

 

Aliás, profissionais de diferentes formações podem ser capacitados para trabalhar com as diversas funcionalidades da plataforma.

 

A carreira de consultor SAP, por exemplo, está bastante valorizada e tem ótimas perspectivas para os próximos anos.

 

Esse profissional é capaz de oferecer suporte a clientes e subsídio para tomada de decisões, devendo possuir uma visão sistêmica do ERP.

 

Há também uma enorme demanda por profissionais de TI que tenham conhecimento em ABAP (Advanced Business Application Programming), uma linguagem de programação criada exclusivamente para o SAP.

 

Um atrativo especial são os salários altíssimos pagos a esses desenvolvedores.

 

A Europa em busca de pessoas qualificadas

 

No Mercado Europeu, especialmente em Portugal, muitas oportunidades estão sendo oferecidas e há carência de profissionais capacitados para atuar com os módulos do SAP.

 

O Governo Português criou até mesmo um visto especial chamado “Tech Visa”, na tentativa de simplificar burocracias para atrair e reter estrangeiros, especialmente brasileiros, que desejem atuar na área de tecnologia.

 

Além da entrada facilitada, os falantes da língua portuguesa não encontram aqui as dificuldades que a necessidade de dominar a língua inglesa impõe em outros lugares. 

 

Diante desses fatos, nós da AZAPI Solutions, que temos muitos anos de experiência em Consultoria SAP, entendemos ser necessário criar pontes entre as empresas europeias e pessoas qualificadas, a fim de suprir essa demanda.

 

Em nosso site e redes sociais estamos disponibilizando diversas oportunidades para aqueles que estejam dispostos a fazer as malas, cruzar o oceano e construir uma carreira internacional.

 

Também criamos Cursos de Formação Profissional de Especialistas em SAP para desenvolver novos talentos que possam satisfazer as necessidades desse mercado altamente promissor.

 

Acreditamos que o sucesso global depende de uma sinergia entre todos nós.

 

Se você está em busca de profissionais para colaborar com o seu negócio, estamos aqui para te ajudar a encontrá-los.

 

Se você ama tecnologia e está em busca de grandes oportunidades, talvez esse profissional seja você.

 

Continuem acompanhando nossas postagens para saber mais sobre o “Mundo” SAP.